Em Desenvolvimento
Esta documentação ainda está em desenvolvimento. Agradecemos sua paciência!
Pular para o conteúdo principal
Versão: 03.007.000

Como funciona

A partir da versão 03.000.000 o Alfresco Community e o Capture&Process são disponibilizados como imagens Docker.

O que é Docker

O Docker é um software de código aberto usado para implantar aplicativos dentro de containers virtuais. A conteinerização permite que vários aplicativos funcionem em diferentes ambientes complexos.

Usar containers do Docker poupa aos usuários o incômodo de solucionar possíveis problemas de compatibilidade entre sistemas. Isso porque, com o Docker, um software é executado da mesma forma em todos os ambientes.

O que é Container Docker

Um container Docker é um pacote de software com todas as dependências necessárias para executar um aplicativo específico. Todas as configurações e instruções para iniciar ou parar containers são ditadas pela imagem do Docker. Sempre que um usuário executa uma imagem, um novo container é criado.

É fácil gerenciar containers com a ajuda da API do Docker ou da interface de linha de comando (ILC). Se forem necessários vários containers, os usuários podem controlá-los com a Ferramenta de composição do Docker.

Como o Docker funciona

A arquitetura do Docker consiste em quatro componentes principais junto com os containers do Docker que abordamos anteriormente.

  • Cliente Docker– o principal componente para criar, gerenciar e executar aplicativos em container. O cliente Docker é o principal método de controle do servidor Docker por meio de uma ILC, como Prompt de Comando (Windows) ou Terminal (macOS, Linux).
  • Servidor Docker– também conhecido como o daemon do Docker. Ele aguarda as solicitações da API REST feitas pelo cliente Docker e gerencia imagens e containers.
  • Imagens do Docker– instrua o servidor Docker com os requisitos sobre como criar um container Docker. As imagens podem ser baixadas de sites como Docker Hub. A criação de uma imagem personalizada também é possível — para isso, os usuários precisam criar um Dockerfile e passá-lo para o servidor. Vale a pena notar que o Docker não limpa nenhuma imagem não utilizada, então os usuários precisam excluir dados de imagem eles mesmos, antes que acabe com muitas delas.
  • Registro do Docker– um aplicativo do lado do servidor de código aberto usado para hospedar e distribuir imagens do Docker. O registro é extremamente útil para armazenar imagens localmente e manter controle total sobre elas. Como alternativa, os usuários podem acessar o Docker Hub mencionado acima – o maior repositório mundial de imagens do Docker.
info

Por padrão os containers são visíveis somente entre si sem acesso a rede externa e aos arquivos hospedados na máquina host, separados por uma network virtual criada pelo Docker.

O Docker Compose, permite gerenciar quais containers e quais respectivas portas serão expostas à maquina host e a rede. Assim como quais arquivos por meio de volumes serão visíveis e manipulados pelos containers.

Docker Compose

Docker Compose é o orquestrador de containers da Docker. E como funciona um orquestrador em uma orquestra? Ele rege como uma banda deve se comportar/tocar durante uma determinada apresentação ou música.

Arquivo do Docker Compose

O arquivo YAML define todos os serviços a serem implantados. Esses serviços dependem de um DockerFile ou de uma imagem de contêiner existente.

A imagem ao lado ilustra como é um arquivo do Docker Compose e como declaramos os serviços: